Senhas





O que não se deve usar numa elaboração de senha?

Seu sobrenome, números de documentos, placas de carros, números de telefones e datas (Qualquer data que possa estar relacionada com você, como por exemplo a data de seu aniversário ou de familiares) deverão estar fora de sua lista de senhas. Esses dados são muito fáceis de se obter e qualquer pessoa tentaria utilizar este tipo de informação.

Existem várias regras de criação de senhas, sendo que uma regra muito importante é jamais utilizar palavras que façam parte de dicionários. Existem softwares que tentam descobrir senhas combinando e testando palavras em diversos idiomas e geralmente possuem listas de palavras (dicionários) e listas de nomes (nomes próprios, músicas, filmes, etc.).

O QUE É UMA BOA SENHA?

Uma boa senha deve ter pelo menos oito caracteres (letras, números e símbolos), deve ser simples de digitar e, o mais importante, deve ser fácil de lembrar.
Normalmente os sistemas diferenciam letras maiúsculas das minúsculas, o que já ajuda na composição da senha. Por exemplo, “pAraleLepiPedo” e “paRalElePipEdo” são senhas diferentes.
Entretanto, são senhas fáceis de descobrir utilizando softwares para quebra de senhas, pois nãopossuem números e símbolos e contém muitas repetições de letras.

Como elaborar uma boa senha?
Quanto mais “bagunçada” for a senha melhor, pois mais difícil de se descobri-la. Assim, tente misturar letras maiúsculas, minúsculas, números e sinais de pontuação. Uma regra realmente prática e que gera boas senhas difíceis de serem descobertas é utilizar uma frase qualquer e pegar aprimeira, segunda ou a última letra de cada palavra.
Por exemplo, usando a frase “batatinha quando nasce se esparrama pelo chão” podemos gerar a senha “!BqnsepC” (o sinal de exclamação foi colocado no inicio para acrescentar um símbolo asenha). Senhas geradas desta maneira são fáceis de lembrar e são normalmente difíceis de serem descobertas.
Outra forma bem fácil de se fazer uma boa senha, é por exemplo usar o métodos de criptografia, uma bem fácil que mostrarei é a de CESAR, uma das primeiras criptografias que surgiu.

Exemplo:
Suponha que a senha que queira colocar seja “feliz”, faz-se então o seguinte, utilize o método de substituição de cifras, no nosso caso utilizaremos substituição de 3 letras cada vez, do seguinte modo a
letra A na verdade vai significar D, e assim por diante, então nossa senha ficaria.
f e l i z = (Olhe abaixo como ficaria)
i h o l c =Aqui ela esta uma senha criptografada, difícil de alguém imaginar que a senha poderia se essa.

Ainda que o mundo da tecnologia esteja em eterna mudança, uma coisa se repete: muita gente ainda usa senhas “ridículas”. A Splashdata, empresa que desenvolve software de segurança, divulgou recentemente a sua lista anual com as 25 senhas mais comuns usadas em sites e serviços na Internet. Vejam só:

·         password
·         123456
·         12345678
·         abc123
·         qwerty
·         monkey
·         letmein
·         dragon
·         111111
·         baseball
·         iloveyou
·         trustno1
·         1234567
·         sunshine
·         master
·         123123
·         welcome
·         shadow
·         ashley
·         football
·         jesus
·         michael
·         ninja
·         mustang
·         password1


ATÉ A PRÓXIMA !

Peça seu Tutorial.
Faça sua Pergunta.
Tire suas Dúvidas.
Nos Ajude a te Ajudar.



EQUIPE ¬Ð§M¬

Um comentário:

  1. Muito bom, gostei, ainda tá incompleto, existem outros meios mas em termo de resumo tá bom.
    Parabéns!

    ResponderExcluir